quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Férias, Lazer e Turismo.



Segundo a wikipédia Férias é um período de descanso periódico de uma atividade constante, geralmente trabalho ou aulas. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país.

A palavra férias é descendente do Latin 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa.

O conceito mais aceito a respeito do lazer é o do sociólogo francês Joffre Dumazedier: “um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir- se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”

Ócio
(do latim otiu) = vagar, descanso, repouso, preguiça;
Ociosidade (do latim otiositate) = o vício de gastar tempo inutilmente, preguiça;
Descanso = repouso, sossego, folga, vagar, pausa, apoio, demora;
Lazer (do latim licere) = ser lícito, ser permitido.

O conceito de Turismo, segundo o dicionário Michaelis é: "Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse", já o dicionário Aurélio conceitua o verbete como: "Viagem ou excursão, feita por prazer, a locais que despertam interesse. 2. O movimento de turistas", finalmente o dicionário Michaelis conceitua o Turismo como: "Gosto das viagens. 2. Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse ".

O fenômeno da urbanização que ocorreu nas ultimas décadas impos a sociedade a necessidade de praticar o Turismo por diversas razões, com isso o turismo se tornou esse fenômeno mundial e possibilitou a chance de conhcer lugares nunca antes imaginados, a todos que estejam dispostos a pagar o seu preço.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog